sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Raiva





Raiva
A raiva ou hidrofobia como também é conhecida é uma doença infecciosa causada por um vírus da família Rhabdoviridae, pertencente ao gênero Lissaviruss que afeta todas as espécies de mamíferos incluindo o homem.
Essa zoonose é transmitida através de arranhões, mordida ou saliva do animal infectado, provoca paralisia e morte nos animais e no homem.


Fonte: http://www.medicinanet.com.br/imagens/20090808142432.jpg

Sintomas no animal:
Os sinais iniciais da doença podem demorar a surgir de semanas a meses a a partir do momento da mordida, arranhadura ou exposição a saliva do animal. Dentre os sinais que o animal pode apresentar está alteração no comportamento, agressão, dilatação da pupila, medo de claridade (fotofobia), falta de coordenação motora, salivação excessiva, paralisia parcial ou total dos membros posteriores.
A raiva é uma enfermidade que faz o animal parar de comer, beber e o seu quadro de paralisia pode durar até 2 dias quando evolui para a morte do animal.


Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/media/raiva.jpg

Sintomas no homem:
No homem o tempo de incubação varia de acordo com a natureza do vírus, o local onde ocorreu a contaminação e a quantidade de secreção com a qual teve contato, mas independente disso o vírus sempre irá se dirigir para o sistema nervoso central. Mas, se a região onde ocorreu a exposição for cabeça, pescoço ou membros superiores, o período de incubação será mais curto, pois o vírus irá alcançar mais rapidamente o sistema nervoso.

Uma vez manifestada a doença não tem mais cura, sendo certa a morte. Dessa forma o tratamento deve ocorrer durante a fase de incubação, ou seja, antes que os primeiros sinais sejam manifestados. Esses sintomas podem ser: ataques de terror, delírio, agressividade, alucinações visuais e auditivas e baba.

~

Medidas de prevenção:
- Vacinar anualmente cães e gatos; 
- Evitar contato com animais que não tenham dono;
- Não mexer ou tocar quando os mesmos estiverem se alimentando ou dormindo;
- Evitar o contato direto com morcegos e animais silvestre, principalmente se os mesmos estiverem caídos no chão.


Fonte: http://www.mstododia.com.br/uploads/images/conteudo/thumbnail_principal_sabado-e-dia-de-vacinacao-contra-a-raiva-em-chapadao-do-sul.jpg

O que fazer quando exposto a possível infecção?

·         Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
·         Procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo;
·         Não matar o animal, e sim deixá-lo em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva;
·         O animal deverá receber água e alimentação normalmente, num local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas ou animais;
·         Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente ao Serviço de Saúde;
·         Nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas;
·         Quando um animal apresentar comportamento diferente, mesmo que ele não tenha agredido ninguém, não o mate e procure o Serviço de Saúde.


 
Fonte: http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/virus-da-raiva-humana.jpg





Fontes:

http://cczniteroirj.blogspot.com.br/2014/11/o-que-e-raiva.html

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/raiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário