![]() |
| http://www.euemorlando.com.br/wp-content/uploads/2014/10/vacina.jpg |
Já foi falado nesse blog sobre vacinação, mas eis que parei para pensar no íntimo do meu ser e muitas pessoas não sabem do que se trata uma vacina. Foi então que decidi falar um pouco mais sobre as vacinas em geral, como são feitas e como agem no organismo.
A vicina é o que se toma para previnir a doença, ou seja, a medicação que se toma antes de ter a doença para que esta não seja contraída pelo organismo.
As vacinas podem ser produzidas da seguinte forma:
- Vacina atenuada: produzida a partir de vírus ou bactéria atenuada, ou seja, mais fracos do que normalmente. Esse tipo de vacinação é recomendada apenas para animais 100% saudáveis, excluíndo idosos e filhotes, que comumente já possuem o sistema imunológico debilitado, uma vez que o antígeno inoculado pela vacina, ainda que atenuado, está vivo e tem a capacidade de se reproduzir.
- Vacina inativada: produzida a partir de vírus ou bactérias mortos, para que o sistema imunológico reconheça o corpo estranho e produza anticorpos contra ele, sem que o antígeno possa reagir.
- Vacina conjugada: produzida a partir de componentes do antígeno, que reconhecidos pelos anticorpos, auxiliam na sua eliminação. Podem ser usadas proteínas, carboidratos, ou qualuqer outra substãncia específica do patógeno.
- Vacina Combinada: Produzida a partir de vários antígenos de doenças diferentes, como por exemplo a V4 dada para os gatinhos logo com dois meses de vida. Se quiser mais informações sobre a vacinação dos gatinhos clique aqui.
Espero ter esclarecido bastante coisa hehe. :3


Nenhum comentário:
Postar um comentário