Doença causada pelo Parvovírus felino, que acomete animais mais jovens, geralmente entre 6 a 12 semanas de vida. É um vírus bastaste resistente a desinfetantes e ao meio ambiente, podendo sobreviver sob condições desfavoráveis por muito tempo. É altamente contagiosa, a Panleucopenia manifesta-se geralmente quando existe um aglomerado de gatos, como por exemplo em parque de exposições ou gatis, ocasionando assim, uma alta taxa de mortalidade.
Contaminação:
Através do contato com água e alimentos, coleiras, roupas, etc, contaminados pela secreção ou fezes de animais contaminados.
Sintomas:
Febre acima de 41°C, perda de peso, depressão, secreção nasal e ocular muco purulenta, pelos arrepiados, perda de apetite, desidratação, sede intensa, diarreia e vômitos claros.
Fonte: google imagens
Prevenção:
A melhor forma de prevenir o bichano da Panleucopenia é feita pela correta vacinação em filhotes e pela revacinação anual.
Vacina:
Todos os filhotes de gatos devem tomar a vacina. O animal deve receber a primeira dose com 60 dias de vida, e ainda tem as duas doses de reforços, que devem ser tomadas com o intervalo de 21 a 28 dias.
Lembrando que pode ocorrer, do animal ter reações pós vacina, como diarreia, febre, falta de apetite, secreção nasal e ocular, dor e edema onde a vacina foi aplicada. Acontecendo isso, deve-se comunicar imediatamente com um médico veterinário, para que ele possa avaliar se esses sintomas realmente se tratam da reação da vacina.
Fonte de pesquisa:
http://www.semeve.com.br/panleucopenia-felina-sintomas-tratamento-e-prevencao/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfNegAB/panleucopenia-felina-revisao-bibliografia
http://www.cachorrogato.com.br/gato/panleucopenia-felina/


Nenhum comentário:
Postar um comentário